segunda-feira, 21 de outubro de 2013

IV Oficinalhaço encerrou ciclo de pesquisas sobre palhaçaria


Organizado pelo Grupo Teatro/ Circo Maktub, o IV Oficinalhaço encerrou o primeiro ciclo de encontros sobre palhaçaria. A atividade aconteceu no último domingo (20), na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, tendo como foco principal a produção de uma performance circense para a III Palhasseata de Ilhéus. O evento está marcado para o dia 07 de dezembro. “Desde o I Oficinalhaço, realizado em novembro de 2011, o grupo democratiza seu processo de criação e aprendizado, interagindo com atores e palhaços de outros grupos”, explicou o diretor Fábio Nascimento.


No IV Oficinalhaço, além de exercícios e jogos de improvisação, houve discussão do tema: “O clown pode tudo?”.  Os participantes puderam ouvir a experiência do palhaço Funhanha, há mais de 60 anos no mundo circense. Para ele, é preciso estabelecer limites em respeito ao tipo de público. “Um palhaço não fala baixarias e deve ter cuidado com o gestual”, ressaltou. Ele ainda falou sobre como os palhaços quebram barreiras sociais. “Quando estou vestido de palhaço, as crianças me veem como alguém igual a elas, me chamam pelo nome”, complementou.


As quatro edições do Oficinalhaço totalizaram 30 horas e envolveram cerca de 50 pessoas, entre profissionais e amadores. Os trabalhos foram conduzidos por Fábio Nascimento e Ed Paixão, com colaborações de Márcio Messias e Gilberto Morais Junior. Os conteúdos abordaram pesquisas sobre expressividade, pré-expressividade e investigação do corpo cômico com jogos de status, palhaçaria, dança e antropologia teatral. Os participantes receberão certificado emitido pelo projeto “Teatro Popular e Interculturalidade”, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário