quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Uma salva de palmas infinita, ao amigo Barão de Popoff

Barão de Popoff - foto José Nazal
Desde 1995, quando o Teatro Popular de Ilhéus foi fundado, o Barão de Popoff tem acompanhado o grupo. Mais do que isso, Popoff incentivou e patrocinou nossas ações. Sempre nos impediu de fazer a promoção de seu nome como patrocinador. A única coisa que nos pediu em troca foi a exposição de um quadro, quando ainda estávamos na Casa dos Artistas, um quadro com uma homenagem a Pedro Mattos, um poema que escreveu na ocasião da morte de Pedro e que depois foi publicado no Diário de Ilhéus. 

Atento aos problemas da cidade, Popoff, com seu jeito peculiar de ver a vida - com alegria e disposição - não perdia a oportunidade de mostrar sua indignação frente o desleixo dos governantes à sua amada Ilhéus. Mas não ficava só na indignação, ele foi um homem de trabalho. Juntou amigos e reformou a Praça do Cadete, no Outeiro de São Sebastião, num ato de demonstração de cidadania e compromisso com a cidade. 

Um exímio contador de histórias, esteve na Tenda em meados de 2014, para nos falar sua opinião sobre a luta pela terra no Sul da Bahia. O que tivemos foi uma aula de história, com um repertório que escola nenhuma poderia nos dar. O Barão, diante de nossos espetáculos sempre nos perguntava: "Vocês têm noção do que estão fazendo, seus malucos?" Agora é nossa vez de perguntá-lo: Ô baiano, você tem noção do que está fazendo? Partir assim, sem dizer adeus?" O baiano partiu. Mas certamente partiu feliz! Porque foi assim que ele viveu: feliz e distribuindo felicidade! 

O Teatro Popular de Ilhéus apresenta: uma salva de palmas infinita, ao amigo Barão de Popoff!!!

*Texto de Romualdo Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário