quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Nas Rimas do Cordel termina em encontro literário na Tenda


Na noite da última quarta-feira (11), a Tenda Teatro Popular de Ilhéus foi tomada pelo clima descontraído da literatura popular. Para encerrar as atividades do projeto Nas Rimas do Cordel, foi realizado um encontro literário que apresentou ao público os resultados da iniciativa. Ao todo, foram lançados 11 títulos inéditos de diferentes temáticas, escritos pelos novos cordelistas de Ilhéus e com as capas ilustradas por Mário Costa.

O coordenador do projeto Gilton Thomaz e oficineiro Franklin Costa, ambos cordelistas consagrados, conversaram com a plateia, sob a mediação do professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Felipe de Paula. “Como qualquer gênero literário, a literatura de cordel segue algumas regras, mas qualquer interessado pode se tornar um autor. Basta escrever sua história em rimas e distribuir entre a comunidade”, explicou Franklin.  

O encerramento de Nas Rimas do Cordel contou com a presença de estudantes e professores da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Nucleada de Aritaguá II. O professor e historiador Arléo Barbosa também participou do evento, revelando que é um grande apreciador do gênero literário popular. Ele destacou o sucesso do uso cordel, enquanto recurso pedagógico, para o ensino da história de Ilhéus na Educação Básica.

Entre os cordéis apresentados ao público, foram: “A história do cordel em cordel”, de Gilton Thomaz, declamado por Márcia Mascarenhas; “Criançando”, de Távila Aparecida; um trecho de “O Fiscal e A Fateira”, de Équio Reis, interpretado por Ely Izidro; “Encantos e Desencantos de Narciso e o Pau de Selfie”, de Karoline Vital; além do clássico de Manoel Camilo dos Santos, “Viagem a São Saruê”, por Franklin Costa. O cordelista Gilton Thomaz também recitou fragmentos de várias obras de sua autoria. A participação especial foi de Edvaldo Coelho dos Santos, o “seu” Carioca, alfabetizado há seis anos e, aos 70 anos, é aluno da 5ª série da Escola Nucleada de Aritaguá.


As atividades de Nas Rimas do Cordel aconteceram ao longo de janeiro deste ano, através de oficinas gratuitas oferecidas nos bairros Teotônio Vilela, Nelson Costa e Conquista. A iniciativa foi financiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do edital de Culturas Populares, e ainda recebeu apoio das associações de moradores das localidades e do Terreiro Matamba Tombenci Neto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário