segunda-feira, 9 de junho de 2014

Fim de semana emocionante na Tenda Teatro Popular de Ilhéus

O Segredo da Arca de Trancoso em frente à Tenda TPI
 O primeiro fim de semana de junho foi repleto de emoções intensas, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Na noite de sexta-feira (06), o grupo acompanhou a estreia do documentário Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito, no IV Festival de Cinema Baiano (Feciba). Em seguida,  os amantes da música sentiram o peso do grave no encontro de DJs do Sexxxta Bass. Na tarde de sábado (07), o Vilavox encantou o público com O Segredo da Arca de Trancoso. E, na sequência, o rock ganhou espaço, com shows das bandas Dr. Imbira e Pastilhas.

Elson Rosário e os personagens de Teodorico Majestade
A estreia de Teodorico Majestade na tela do cinema seguiu o clima irreverente e divertido da sátira em cordel. Os personagens do espetáculo influenciou a mobilização popular, durante a crise política que Ilhéus viveu entre 2006 e 2007, recepcionou o público do Cine Santa Clara. O diretor do filme, Elson Rosário, e da peça que inspirou o curta-metragem, Romualdo Lisboa, também estiveram presentes na primeira exibição oficial. “Apesar de ser muito engraçado, Teodorico é um espetáculo que provoca reflexões sobre como o povo deve exercer sua cidadania e dizer não à corrupção”, explicou o cineasta.

A atmosfera do teatro mambembe e do circo-teatro envolveu o público para contar a história de O Segredo da Arca de Trancoso. O Grupo Vilavox trouxe a música e as artes circenses, realçadas pelo colorido das máscaras para interpretar a saga de um menino ao levar uma arca encantada para um lugar muito distante. Artistas e equipamentos cênicos movimentavam-se ao redor da plateia, acomodada ao centro do palco montado em frente à Tenda TPI. No final, o premiado espetáculo infantojuvenil foi aplaudido de pé por crianças de todas as idade, que exibiam largos sorrisos e lágrimas nos olhos.

A montagem do Vilavox é dirigida por Cláudio Machado, que ministrou a segunda parte da oficina “Máscara: A Cara do Personagem”. Além de ensinar a fazer os moldes em gesso e modelar as máscaras em biscuit, os participantes também aprenderam como utilizá-las em cena, na noite de sexta-feira (06). Foi realizada uma série de exercícios para que os atores e atrizes soubessem como explorar as máscaras nas composições de personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário