sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Inundação causa prejuízos à Tenda Teatro Popular de Ilhéus


A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) suspende temporariamente sua programação devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas e a estreia do espetáculo Casa de Farinha foi adiada. Na última quinta-feira (28), o espaço cultural instalado na Avenida Soares Lopes foi inundado, com nível de água marcando 20 centímetros. Foram atingidos equipamentos de informática, som, iluminação, cenários, figurinos, livros e documentos. Pelo o que foi atingido, o grupo cultural estima prejuízo de mais de 100 mil reais.

O alagamento atingiu bilheteria, recepção, camarim e escritório. O palco ficou totalmente submerso e algumas placas de compensado já apresentam rachaduras.  A água atingiu ainda equipamentos do Núcleo de Produção Audiovisual e a Biblioteca Jorge de Souza Araújo, implantada recentemente, sofreu danos. “Só depois que o tempo melhorar, poderemos calcular as avarias com exatidão”, declarou o diretor artístico do grupo, Romualdo Lisboa.

A equipe técnica do Teatro Popular de Ilhéus com a ajuda dos funcionários do Circo Show Brasil, de quem a Tenda é alugada, resgataram equipamentos e demais bens atingidos, deixando em segurança o que foi poupado pelas águas. Eles também limparam a lama que invadiu parte do espaço e fizeram reparos no que foi possível.

Depois que o Teatro Popular de Ilhéus desocupou a Casa dos Artistas, desde abril, a Tenda TPI é o único espaço cultural de Ilhéus com programação regular de espetáculos de teatro, dança e música, cursos e oficinas artísticas. Até novem­bro, foram realizadas 87 apresentações de teatro; 29 de música; 17 de dança; 32 exibições de filmes - em sua maioria pro­duções de alunos do Curso de Comuni­cação da Universidade Estadual de Santa Cruz; 12 debates e 960 horas de cursos e oficinas para um público de mais de 20 mil pessoas.

Em 2013, o Teatro Popular de Ilhéus captou 690 mil reais, sendo 250 mil do recurso de manutenção do Programa de Apoio a Instituições Culturais de Ações Continuadas, do Fundo de Cultura da Bahia. Foram 120 mil reais de prestação de serviços, 20 mil da locação de pauta e arrecadação na venda de ingressos e 300 mil de projetos ainda em execução. Deste montante, mais de 85% foi aplicado em Ilhéus, na aquisição de produtos e contratação de serviços.

Segundo Romualdo Lisboa, a mudança de endereço aumentou os custos mensais, com aluguel da Tenda de 6 mil reais e uma média de mil reais da locação dos banheiros químicos. “Mesmo com o aumento dos gastos, foi possível manter as atividades. E apesar dos estragos da chuva, contamos com a ajuda de parceiros e do público para seguirmos fazendo arte, porque este dom vem de uma reserva inesgotável: a criatividade”, complementou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário