segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cultura afro em Ilhéus é tema do Cineclube e Improviso, Oxente!

Ingomas abriu programação do
 Novembro Negro na última sexta (1º)
O Cineclube Équio Reis e o projeto de debates Improviso, Oxente! estão juntos na programação do Novembro Negro. Todas as terças-feiras, a partir das 19 horas, serão exibidos vídeos sobre os blocos afro ilheenses Mini-Kongo e Dilazenze, seguidos de bate-papo sobre a cultura negra. Amanhã (05), o centro da discussão será “A experiência da ONG Gongombira na preservação da memória do Terreiro Matamba Tombenci Neto”. As atividades acontecem na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e a entrada é gratuita.

Os vídeos exibidos no Cineclube Équio Reis fazem parte do acervo do Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e parceiros. O presidente da ONG Gongombira de Cultura e Cidadania, Marinho Rodrigues, é o convidado do Improviso, Oxente!, que mescla debates à improvisações artísticas.

A programação do Novembro Negro foi aberta na última sexta-feira (1º), com apresentação do espetáculo Ingomas, da Orquestra de Tambores do Terreiro Matamba Tombenci Neto. O show aconteceu na Tenda TPI, um dos locais onde serão realizadas as atividades comemorativas ao mês da Consciência Negra. Até o dia 30, outras ações acontecerão também no Terreiro Matamba Tombenci Neto, sede do Dilazenze e Avenida Soares Lopes.


Para o coordenador artístico do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa, “a programação do Novembro Negro apresenta a diversidade habitual de espetáculos e eventos, mas com uma novidade: a diversidade de espaços também”. Entre os parceiros estão o Conselho das Entidades Afro-Culturais de Ilhéus (CEACI), a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO), as Secretarias Municipais de Turismo e de Cultura, a Rede Matamba Tombenci Neto, o CEDOC, artistas e grupos residentes da Tenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário