quarta-feira, 30 de junho de 2021

TPI recebe grande público no I Encontro de História Regional do CEPOI

 

Na última segunda-feira (28 de junho), dia em que a cidade de Ilhéus completou 487 anos, o Teatro Popular de Ilhéus recebeu em seu canal no Youtube o “I Encontro de História Regional de Inverno da Capitania de Ilhéus”, um evento produzido pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Olivença e Ilhéus (CEPOI), com apoio do Museu da Capitania de Ilhéus, da TV UESC e da Prefeitura de Ilhéus.

A programação do evento aconteceu em duas mesas redondas transmitidas ao vivo, com a primeira às 10 horas e a segunda às 14 horas, com duração de aproximadamente 2 horas cada. Ambas as mesas somaram um total de 389 visualizações ao vivo, além de mais 164 visualizações desde o término das transmissões, uma vez que elas foram gravadas e estão disponíveis no canal, podendo ser acessadas no link www.youtube.com/teatropopulardeilheus. Também se somaram 290 mensagens no chat durante a transmissão – das quais diversas perguntas foram encaminhadas dos mediadores para os palestrantes e respondidas ao vivo.

A mesa redonda das 10 horas, intitulada "Panorama do processo de urbanização de Ilhéus, desde o Período Colonial e Imperial", teve participação dos professores Marcelo Henrique Dias, que abordou os períodos colonial e imperial, e André Rosa, que tratou dos meados do século XX. A mesa redonda das 14 horas teve o tema "Evolução histórica da força de trabalho no município de Ilhéus", com as professoras Cristiane Batista, abordando as experiências dos escravizados de Ilhéus no século XIX, e Érika Alcântara, debatendo sobre a formação da classe estivadora no início do século XX.

Durante o evento ainda foi disponibilizado um formulário digital de presença, através do qual qualquer ouvinte poderia solicitar seu certificado de participação. O público contou com a presença de pesquisadores, professores, estudantes e da graduação, da especialização e do mestrado em História da UESC, além de figuras ilustres como Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, e José Nazal, ex-vice-prefeito de Ilhéus.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural independente, atualmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário