quarta-feira, 30 de junho de 2021

Live de comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ bate recorde de público no canal do Teatro Popular de Ilhéus


Dia 28 de junho (última segunda-feira) foi comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, e para marcar a data o Teatro Popular de Ilhéus realizou uma edição especial do “Improviso, oxente!”, com o tema “Arte e Orgulho LGBTQIA+ em tempos pandêmicos”. O evento, que foi transmitido ao vivo no canal do grupo no Youtube, contou com a presença de mais de 20 artistas regionais e foi sucesso de público.

Os convidados do encontro compunham diversas áreas das artes, como música, dança, teatro, literatura, audiovisual e performances artísticas. Com apresentação de Haísa Lima, foram confirmados os artistas  Eloah Monteiro, Gabriela Maja, Brena Gonçalves, Tici Belmonte, Laís Marques, Lis Campos, Mari Gois, Carla Candace, Gael Figueiredo, Elson Rosário, Thiago Navillon, Márcia Mascarenhas, além das drags Tallyz Mann, Liszita Malaguenha, Mademoiselle Brigith, Don Leone, Holly Hepburn, Kiara Drag, Magdalena Del Valle, Sindel Blade, Jolie Bovier e Pandora Woolf. Durante a live também aconteceram diversas internvenções artísitcas, como exibição de clipes musicais, curta-metragem, performances, vídeo-poesia e apresentações ao vivo.

A transmissão foi sucesso de público, e bateu recorde de acessos, com 406 visualizações somente durante a transmissão, que deve quase 3 horas de duração, começando às 19 horas. Também houveram 444 mensagens no chat ao vivo, das quais foram lidas algumas ao vivo, garantindo a interação orgânica com o público. Muitas mensagens positivas foram enviadas pelos expectadores, que salientaram diversas vezes a importância do evento para a nossa região. A gravação da live está disponível no canal, e pode ser acessada através do link www.youtube.com/teatropopulardeilheus.

O sucesso desse evento marca a necessidade de se trazer visibilidade e representatividade para a comunidade LGBTQIA+ em nossa região, e a diversidade da classe artística traz isso em sua essência. O encontro reuniu representante de diferentes gerações, com variadas histórias sobre suas experiências de vida, além de reflexões sobre como a conjuntura dos diretos LGBTQIA+ se modificou com o passar do tempo. Dessa forma, esses artistas deixam registrada a importância de sua presença na região, promovendo mais acolhimento e respeito à diversidade.

O evento foi uma iniciativa em parceria com o Geni - Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade, do IF Baiano (Campus Uruçuca)o GEDISEX - Grupo de Pesquisa e Práticas em Gênero, Diversidade e Sexualidade (IF Baiano/CNPq); e ainda com os coletivos ArtDrag Sul Bahia e Drags do Maktub. Foi possível ainda obter certificado de participação mediante preenchimento de um formulário de presença que foi disponibilizado durante a transmissão.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural independente, atualmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário