segunda-feira, 21 de junho de 2021

CEPOI realiza Encontro de História Regional dia 28


Na próxima segunda-feira, dia 28 de junho - dia em que Ilhéus comemora 487 anos -, acontecerá o I Encontro de História Regional de Inverno da Capitania de Ilhéus. O encontro reunirá estudiosos que se empenham em desvendar a história de Ilhéus sob uma perspectiva crítica, trazendo novas abordagens sobre as narrativas históricas da nossa região. Essa iniciativa faz parte dos preparativos da cidade rumo aos seus 500 anos.

A programação do encontro será dividida em dois turnos. Na primeira parte, marcada para começar às 10 horas da manhã, acontece a mesa redonda "Panorama do processo de urbanização de Ilhéus, desde o Período Colonial e Imperial", e terá participação dos professores Marcelo Henrique Dias, que abordará os períodos colonial e imperial, e André Rosa, que tratará dos meados do século XX.

A segunda parte, marcada para as 14 horas, será composta pela mesa redonda "Evolução histórica da força de trabalho no município de Ilhéus", com a professora Cristiane Batista abordando as experiências dos escravizados de Ilhéus no século XIX, e a mestranda Érika Alcântara debatendo sobre a formação da classe estivadora no início do século XX.

O evento é uma realização do Centro de Estudos e Pesquisas de Olivença e Ilhéus (CEPOI), com apoio do Museu da Capitania de Ilhéus, da TV UESC, da Prefeitura de Ilhéus e do Teatro Popular de Ilhéus. A transmissão ocorrerá em diversos links, tanto no Instagram, através dos perfis @ilheus500anos, @museu_dacapitaniadeilheus e @casajorgeenacib, como pelo canal do Teatro Popular de Ilhéus no Youtube, através do link www.youtube.com/teatropopulardeilheus.

Sobre os convidades

Prof. Dr. Marcelo Henrique Dias - professor titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Prof. Dr. André Rosa - professor titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), doutor em História Social e PHD em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Profª Drª Cristiane Batista - professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação (DCIE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professora do Mestrado Profissional em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UESC, doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Érika Alcântara - Mestranda em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e graduada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário