quinta-feira, 18 de julho de 2013

Artista plástico Rildo Foge retrata tempos áureos de Ilhéus em grafite


O artista plástico Rildo Foge está finalizando a intervenção urbana “Por uma Ilhéus mais Viva”. Utilizando a técnica do grafite, ele retrata cenas cotidianas das décadas de 1920 e 30, quando o povo grapiúna vivenciava o apogeu da lavoura cacaueira. Ao todo, serão oito painéis em muros e paredões de imóveis públicos e privados, autorizados pelos seus proprietários ou responsáveis. O lançamento será no próximo dia 25.

Anteriormente, o artista realizou o projeto com recursos próprios. Desta vez, conta com patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), através do edital do Calendário das Artes, o que permitiu a ampliação das obras de arte urbana. A iniciativa conta ainda com apoio do Teatro Popular de Ilhéus. Além dos painéis, será criado um folheto com fotos, informações e localização dos painéis para facilitar o acesso às obras de arte. A maior parte está no Centro Histórico e pontos turísticos da cidade.

O lançamento da intervenção urbana foi programado para integrar as comemorações oficiais dos 479 anos de fundação e 132 anos de emancipação política de Ilhéus, em 28 de junho. Mas, as fortes chuvas atrasaram o cronograma das pinturas, já que todas são ao ar livre. Através do grafite, uma das expressões urbanas com notoriedade crescente, Rildo Foge passa a riqueza e beleza dos tempos áureos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário