segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Projeto Improviso, Oxente! discute Mobilidade e tráfego nesta terça

Romualdo Lisboa e Pawlo Cidade discutiram o Sistema Municipal de Cultura
“Planejamento e desenho urbano (melhor mobilidade, menos tráfego)” será o assunto do projeto de debates Improviso, Oxente! desta terça-feira (04). A partir das 19 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus, o público poderá não só ouvir os especialistas convidados Paulo Meliane e Alan Dick Megi, mas também opinar sobre o tema. Esta edição do projeto tem como tema geral “A cidade é movida pela cultura” e é fruto da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e Instituto Nossa Ilhéus. A entrada é gratuita. 

O último encontro do Improviso, Oxente! teve como tema “Sistema Municipal de Cultura e seus instrumentos”. Na noite do dia 28, os convidados foram o assessor da Fundação Cultural de Ilhéus, Pawlo Cidade, e o diretor do TPI, Romualdo Lisboa. Ambos falaram sobre a necessidade da constituição de uma cadeia de fomento à produção cultural. “O Sistema Municipal de Cultura é formado, essencialmente, pelo chamado CPF da Cultura: Conselho, Plano e Fundo”, explicou Cidade. 

Para Romualdo Lisboa, a formação do Sistema Municipal de Cultura é essencial para possibilitar a captação de recursos. “O Governo Federal possui verba carimbada para os fundos municipais de cultura. Para isso, o município precisa se organizar, criando leis e instituições que cumpram as exigências da União”, disse Romualdo. 

Ilhéus já deu alguns passos para a criação do seu Sistema Municipal de Cultura. A cidade conta com o Conselho Municipal de Cultura e, há quatro anos, artistas e grupos começaram a se reunir na Casa dos Artistas para discutir os rumos do setor no município. Juntos, elaboraram o projeto da Lei Municipal de Cultura, que garante investimento de 0,5% da receita do município para o setor cultural. Ela está na Câmara Municipal, aguardando a apreciação e parecer dos vereadores. 

Esta edição do Improviso, Oxente! termina no final deste mês. As propostas abordadas nas discussões serão incluídas em um livro publicado pela Mondrongo, editora do TPI. A obra será entregue ao prefeito eleito como sugestões para seu projeto de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário