terça-feira, 25 de setembro de 2012

Improviso, Oxente! de hoje aborda democracia participativa



O projeto de debates Improviso, Oxente! dá prosseguimento aos debates sobre “A cidade é movida pela cultura”. A temática vem sendo abordada desde julho, fruto da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e Instituto Nossa Ilhéus. Hoje (25) à noite, a Casa dos Artistas de Ilhéus recebe José Nazal para falar sobre “Democracia participativa – espaços de governança”. As discussões são abertas ao público e começam às 19 horas. 

Enilda Mendonça falou sobre Educação
Na terça-feira passada (18), o Improviso, Oxente! recebeu a professora e sindicalista Enilda Mendonça, que falou sobre “Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida”. A convidada declarou que um dos desafios da educação pública não é só a reprovação dos estudantes, mas também a evasão escolar, que seria também um problema social. “O acesso está garantido, mas não a democratização à permanência e ao sucesso do aluno”, disse. 

Para a educadora, entre as possibilidades para o investimento em uma educação de qualidade está o estímulo à arte e ao esporte. Enilda Mendonça ainda citou que é necessária uma política de capacitação continuada para os profissionais da educação. “A formação profissional não pode ser individualizada”, salientou. 

Todas as ideias e propostas abordadas ao longo desta edição do Improviso, Oxente! serão incluídas em um livro publicado pela Mondrongo, editora do TPI. A obra será entregue ao prefeito eleito como sugestões para seu projeto de governo. “A interação entre público e convidados está rendendo ótimas reflexões, que não podem se perder no tempo”, afirmou o diretor do TPI, Romualdo Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário