segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Circulação TPI (OUT/2023) - BORÉPETEÍ - ALDEIAS TUPINAMBÁ - "DIÁLOGOS ARTÍSTICOS".

TPI concluiu turnê, com apresentação do espetáculo BORÉPETEĪ.UNO nas escolas indígenas do povo Tupinambá, na região de Ilhéus, Una e Buerarema. 


Foram dias mágicos, e emocionante promover o primeiro contato entre o Teatro e as Crianças Indígenas, que na sua maioria não haviam assistido qualquer espetáculo teatral anteriormente. 


Contemplado no edital "Diálogos Artísticos - Bicentenário da Independência na Bahia", e com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (unidade vinculada à Secretaria de Cultura - Funceb-Secult/BA), o Teatro Popular de Ilhéus  realizou 5 (cinco) apresentações do espetáculo Borépetei.Uno, em cada uma das escolas indígenas do povo Tupinambá, com bate-papo ao final das apresentações evidenciando o papel dos Tupinambá no processo de independência do Brasil na Bahia e seus desdobramentos após a grande vitória.


O espetáculo Borépetei, que em Tupi significa, aquele que tudo contém e está contido em tudo, é uma montagem do Teatro Popular de Ilhéus que evidencia a sabedoria dos povos originários, e provoca a repensar nosso papel na construção de uma sociedade mais humana e sustentável,  através de um abraço no Tempo. A peça é toda falada na língua Tupinambá atual, a partir de intervenções audiovisuais de lideranças indígenas de Olivença, Ilhéus, e traduzida em cena para o português pelas atrizes e atores da companhia. 


As aldeias do povo Tupinambá de Olivença ocupam parte dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. Neste Território funcionam atualmente 5 escolas indígenas, são as Escolas Estaduais Indígenas Tupinambá. A proposta levou o espetáculo para toda a comunidade em torno da escola, com direcionamento aos estudantes e professores. 


Após cada apresentação foi aberta roda de conversa com o tema: A participação Tupinambá na independência do Brasil na Bahia e a situação indígena pós Constituição de 1824. O bate-papo foi conduzido por Katu Tupinambá (Lider Indígena e Diretor Escolar com grande contribuição à educação escolar indígena). 







                                                                                                      Imagens: Ascom TPI


Como desdobramento da apresentação e bate-papo, os estudantes e demais participantes puderam fazer perguntas que serão parte de um "banco de perguntas e respostas",  que será disponibilizado em plataforma digital aberta, livre e de acesso gratuito pelo Teatro Popular de Ilhéus, servindo de objeto de estudo posterior para professores, estudantes e demais pesquisadores.


A ideia é empoderar a comunidade indígena sobre este momento histórico que teve participação efetiva e fundamental de seus ancestrais, além da apreciação crítica do pós independência do Brasil na Bahia para os povos indígenas.


Agradecemos a cada um dos  estudantes, e agentes escolares (merendeirxs, professorxs, equipe limpeza, diretorxs, guardiões, e todxs que acolheram a trupe do TPI nesta circulação, para nós inesquecível. 

- Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro 

- Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo 

- Colégio Estadual Indígena Tupinambá  Amotara - Aldeia Itapuã 

- Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença 

- Escola Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté 


O TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada através da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da UESC.


O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.


O projeto "Borépeteí.Uno - Circulação Aldeias Tupinambá" foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos - Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada a Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário