segunda-feira, 19 de junho de 2023

TPI participa de Ato Toré em memória ao grande Cacique Val Tupinambá, e não ao marco temporal.

O professor Casé Angatu, a Associação de Docentes da UESC, e o Teatro Popular de Ilhéus, realizaram na última quinta-feira (15/06/2023) no CEU da UESC, Ato Toré (Ritual) em memória e homenagem ao Cacique Val Tupinambá & Não ao Marco Temporal. 

Enquanto em Salvador, o acampamento Terra Livre reunia 30 povos indígenas da Bahia, em Ilhéus, as instalações do CEU da UESC, deram lugar a um potente encontro entre estudantes, artistas, professores, e lideranças indígena. 

Casé Angatu (Indígena e Docente da UESC) discursou sobre o legado deixado pela luta de Cacique Val Tupinambá, do Acuípe de Baixo - terra Indígena de Olivença (Ilhéus/BA), que ancestralizou em junho de 2023. Após os discursos, o elenco do Teatro Popular de Ilhéus apresentou duas canções do espetáculo BORÉPETEÍ.UNO, ao público presente. O espetáculo contou em seu processo com a colaboração de pesquisa, tradução e imagens do povo Tupinambá de Olivença, Ilhéus.

Os presentes aproveitaram para dizer NÃO ao Marco Temporal, fortalecendo o coro de Luta pela garantia dos Direitos dos Povos Originários, e da necessidade urgente da Demarcação de Terras Indígenas.

                                                                   Elenco TPI

                         Prof. Casé Angatu       

                       imagens: Ascom TPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário