quinta-feira, 1 de junho de 2023

Estreia Teatro Popular de Ilhéus, em Território Indígena! BORÉPETEÍ.UNO.

 Ao som das águas do Rio Tororomba, e sob o céu estrelado da Costa do Cacau, o Teatro Popular de Ilhéus estreou em 27.05.2023, seu novo espetáculo "Borépeteí.Uno", em Território Indígena, no distrito de Olivença. 

Através de um "ritual cênico", o grupo apresentou de forma enérgica, a relação entre a sabedoria dos povos originários, e a ciência e tecnologia dos dias atuais, visitando momentos particulares da vida social e política, nos "Brasis" dos últimos tempos.

Prestigiando a noite de estreia, além das crianças da escola indígena da região, estavam, o Lider Indígena Katu Tupinamba, MC Pytuna Tupinambá, Alessandro Fernandes de Santana (Reitor da UESC), Cláudio Magalhães Tupinambá (Vereador Indígena), dentre outros apoiadores e colaboradores do espetáculo.

A apresentação foi encerrada com o discurso do Vereador Cláudio Magalhães, que reforçou a importância da ARTE estar presente e acessível para  a comunidade.

O Reitor da UESC, acrescentou que este tipo de projeto, o qual tem o apoio institucional da Universidade, leva a UESC para outros territórios, e enfatizou que a Universidade Pública é de todos. 

O Diretor Artístico do TPI, Romualdo Lisboa, ressaltou a necessidade do engajamento público, quanto ao marco temporal indígena, e classificou como absurda a questão sobre a possível perda de direitos dos povos indígenas. 

O Teatro Popular de Ilhéus é veemente contra o marco temporal, e aponta todas os seus holofotes para o movimento de demarcação das terras indígenas. 

O TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada através da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório astronômico da UESC. 


                                                                                                                                                Imagem Ascom TPI                                               

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais - uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura e Governo do Estado da Bahia.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário