sexta-feira, 1 de novembro de 2019

TPI faz campanha de arrecadação de materiais para estrear seu novo espetáculo


“Sonho de uma noite de verão” estreia dia 21 de dezembro

Shicó prepara figurinos do TPI - Foto Haísa Lima
 O Teatro Popular de Ilhéus está em fase de preparação do seu novo espetáculo, “Sonho de uma noite de verão”, que tem previsão para estrear no primeiro dia do verão, 21 de dezembro. A montagem tem texto e direção de Romualdo Lisboa, livremente inspirado na obra homônima de William Shakespeare. O espetáculo conta ainda com direção musical de Cabeça Isidoro e direção de movimento do diretor teatral Luis Alonso-Aude.
E para que sua estreia seja possível, o grupo está realizando uma campanha de arrecadação de alguns materiais necessários para a construção dos cenários e figurinos. Os materiais mais importantes para o projeto são: colchões de espuma, mosquiteiros, malas (especialmente antigas e de couro – mas todo tipo é bem vindo), bicicletas (especialmente antigas ou velhas), sombreiros de praia, potes e panelas de barro. Quem possuir algum desses materiais para doação, pode fazer a entrega diretamente na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, localizada na Avenida Soares Lopes; ou pode ainda entrar em contato com o grupo pelo whatsapp (73) 98822-0057.
Outra campanha: conte o seu sonho
Além da campanha de arrecadação, o grupo também está recebendo participações em vídeo por parte do público. Intitulada “Qual é o seu sonho?”, a campanha convida o espectador a fazer parte do espetáculo que está sendo montado, através da seguinte proposta: enviar um vídeo de no máximo 1 minuto de duração, gravado com o celular na posição horizontal, contando um sonho seu – seja um desejo de vida, seja um sonho noturno ou um devaneio. Os vídeos serão montados em uma projeção especial que fará parte do espetáculo.
Preparação intensiva
Enquanto o Centro Técnico de Figurinos, Cenários e Adereços, coordenado por Shicó do Mamulengo, confecciona o material que irá compor o espetáculo, os atores envolvidos na montagem têm se preparado diariamente em ensaios e oficinas voltadas para a construção da obra – que contará com um palco elevado na forma de um andaime onde os atores realizarão diversas cenas. Além disso, o grupo recebeu ainda o diretor teatral Luis Alonso-Aude, cubano naturalizado brasileiro, ganhador do Prêmio Braskem 2019 na categoria de direção. O convidado está realizando a preparação dos atores e a direção de movimento do espetáculo.
O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural independente, fundada em 1995 e atualmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário