segunda-feira, 14 de outubro de 2019

TPI abre inscrições para oficina de figurinos e adereços



O Teatro Popular de Ilhéus está recebendo inscrições para a Oficina de Confecção de Figurinos e Adereços para Teatro, a ser ministrada pelo figurinista Shicó do Mamulengo. O curso propõe o estudo e construção de figurinos pelo método da “moulage”, e é gratuito, voltado especialmente para pessoas que já têm prática com costura ou que trabalhem como teatro. É necessário ainda ser maior de 16 anos.
As inscrições vão até o dia 19 de outubro, e podem ser feitas online. Para isso, basta que o interessado envie um e-mail com o assunto “Inscrição oficina” para o endereço ascomtpi@gmail.com, informando no corpo do e-mail seu nome completo, data de nascimento, endereço e telefone. Entretanto as vagas são limitadas, sendo apenas 10 disponíveis por ordem de inscrição. As aulas começarão já no dia 21 de outubro, indo até o dia 31, e acontecerão de segunda a sábado desse período, das 09 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Ao final do curso, os inscritos que obtiverem pelo menos 70% de frequência farão jus ao certificado de 60 horas de oficina.
A oficina faz parte das atividades que vêm preparando o próximo espetáculo do TPI, “Sonho de uma noite de verão”, que tem previsão para estrear dia 21 de dezembro. A obra de Shakespeare adaptada por Romualdo Lisboa está em fase de ensaio, e terá parte de seus figurinos executados durante a oficina de Shicó através da técnica da “moulage”, que é uma forma de modelagem cuja criação é feita diretamente no manequim, permitindo um acabamento mais aprimorado.
Shicó do Mamulengo faz parte da equipe do TPI desde 2014, coordenando o Centro Técnico de Figurinos e Adereços, criando cenários, figurinos, adereços e bonecos para os espetáculos do grupo. Nascido Francisco de Assis, é natural de Açu, no Rio Grande do Norte, e é ainda mestre mamulengueiro, arte que lhe confere seu nome artístico. Já ministrou diversas oficinas no TPI sobre métodos de confecção de figurinos e adereços, agregando o ensino de suas técnicas ao trabalho de criação para os espetáculos do TPI.
O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário