terça-feira, 31 de março de 2015

Tenda TPI foi palco da estreia do projeto Palco Grapiúna

A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) foi o espaço cultural escolhido para a estreia do projeto Palco Grapiúna deste ano. Entre os últimos dias 26 e 29, houve debate, oficina e apresentações de espetáculos dos grupos Teatro Total, Cia Teatral Palco, Companhia Independente José Delmo e Teatro Popular de Ilhéus. O evento, que aborda o fortalecimento dos espaços alternativos, foi organizado pela Comunidade Tia Marita e Saron Produções Artísticas.

Para abertura do Palco Grapiúna, foi realizada uma sessão do Cine Incidental, seguida de mesa-redonda sobre “Teatro e Território”. Estavam o secretário municipal de cultura, Paulo Atto e o coordenador de ações comunitárias da pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, Samuel Mattos. Representando a Secretaria de Cultura da Bahia, vieram o superintendente de desenvolvimento territorial de cultura, Sandro Magalhães; o coordenador de articulações institucionais, Uilson Pedreira, e o diretor de espaços culturais e ex-diretor artístico do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa. Além de discutirem a temática central, os convidados responderam questionamentos da plateia e falaram sobre as ações de suas entidades.

O Palco Grapiúna ofereceu uma programação variada com montagens de diferentes gêneros, agradando ao público que compareceu para prestigiar a mostra. Na noite de 27, quando foi comemorado o dia Internacional do Teatro e do Circo, foi apresentado o drama Partida, do Teatro Total. No dia 28, a Cia Teatral Palco trouxe dois esquetes: o drama Sombras da Ouvidor e a comédia Virgens à Deriva. Para o dia 29, o ator José Delmo apresentou o monólogo Um ator em busca de um texto e o Teatro Popular de Ilhéus encenou a sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito.


Para o representante da Comunidade Tia Marita, o dramaturgo e diretor Pawlo Cidade, o projeto Palco Grapiúna foi uma oportunidade de mostrar um pouco do que é produzido no teatro regional, estabelecendo uma troca de experiências entre os grupos e o público. O projeto será concluído no dia 30 de abril, após circular por Buerarema, Itajuípe, Uruçuca e Ubaitaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário