segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TPI realiza Mediação Cultural em escolas públicas


O projeto levou estudantes para assistir a um espetáculo de dança
Público da Mediação Cultural do TPI prestigia o espetáculo de dança da A-rrisca

O Teatro Popular de Ilhéus realiza um projeto de Mediação Cultural para a Formação de Público, que busca levar setores da comunidade ilheense e regional a conhecer os trabalhos culturais do grupo. Atualmente coordenado pelo ator Gilberto Morais, a mediação foca especialmente em estudantes de escola pública, mas também professores e comunidades.
O projeto consiste na visita por parte do mediador e de integrantes de espetáculos em cartaz a escolas, grupos e comunidades que possam vir a desenvolver o contato com as produções do TPI. Nas atividades, algumas metas são estabelecidas para que os mediados adquiram o direito à entrada gratuita no espetáculo, como compartilhar as artes dos espetáculos nas redes sociais e levar consigo um acompanhante, que terá direito à meia-entrada. Em contrapartida, além da entrada gratuita, cada estudante que cumpre as metas propostas recebe um certificado de duas horas de atividades.
Nos dias 06 e 12 de setembro, o projeto visitou as turmas do curso de Técnico em Turismo e Logística (tendo o professor Júlio Gomes como responsável) do Centro Estadual De Educação Profissional Do Chocolate Nelson Schaun. Além do coordenador do projeto, também participou da visita do grupo A-rrisca Cia. de Dança, que apresentou seu espetáculo “Na carne ou na pele: cada um sabe onde sente” nos dias 13 e 14, na Tenda. Nestes dias, alunos e professores que receberam a visita dos mediadores assistiram ao espetáculo.
Outra turma mediada foram os alunos do Colégio Estadual de Serra Grande. A mediação com este grupo aconteceu via redes sociais, se valendo de contatos de projetos culturais anteriores por parte do mediador Gilberto Morais junto à escola. Os estudantes e professores também compareceram às apresentações do grupo A-rrisca.
Ao todo, 28 estudantes das turmas do CEEP Nelson Shaun e do Colégio Estadual de Serra Grande responderam à proposta do projeto de mediação cultural, recebendo, cada um, um certificado de duas horas de atividades. A partir dessa iniciativa, estudantes que nunca antes haviam sequer ido ao teatro estabeleceram uma relação maior com a cultura e a arte da nossa região. A aluna Bruna Laíse, do CEEP, contou que nunca havia ido ao teatro antes, e achou o espetáculo muito emocionante e especial. O professor Júlio Gomes do CEEP Logística relatou que considera a arte fundamental para a formação dos alunos e que ficou muito feliz com o resultado do projeto de mediação cultural do TPI.
O grupo Teatro Popular de Ilhéus, atualmente localizado na Tenda TPI, é uma instituição cultural privada mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário