segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Tenda Teatro Popular de Ilhéus divulga programação de setembro



A programação da Tenda TPI para setembro está bem diversificada. Estão programados para acontecer espetáculos de dança, debate sobre mobilidade urbana, uma feirinha de arte e uma apresentação de Teodorico Majestade.
No dia 06 (sexta-feira), às 17 horas, acontece um evento fechado (não-aberto para o público), um encontro promovido pelo Psol e o Movimento Raiz Cidadanista. Trata-se de um encontro dos núcleos de base do Psol da zona sul e zona norte com palestra do vice-prefeito José Nazal sobre as eleições de 2020, além da presença de militantes, lideranças comunitárias, dirigentes locais e membros do diretório estadual do Psol Bahia.
Nos próximos dias 13 e 14 de setembro (sexta e sábado), às 19 horas, o grupo ilheense A-rrisca Cia de Dança apresenta seu mais novo espetáculo de dança, intitulado “Na carne ou na pele: cada um sabe onde sente”. A montagem é criada, produzida e encenada pelos alunos do Curso Técnico Profissionalizante em Dança da A-rrisca. Segundo o grupo, este trabalho aborda o tema da inclusão a partir de diversas faces da opressão e da busca por caminhos para uma justiça social, a fim de trazer a reflexão do tema através da dança. O espetáculo tem classificação livre, e os ingressos já estão à venda na Livraria Papirus, no site do TPI ou na própria Tenda a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Nos dias 18, 19 e 20 (quarta a sexta-feira), às 19 horas, acontece a Semana da Mobilidade do Sul da Bahia. Após duas edições de debates e reflexões em Ilhéus, traz agora o objetivo de envolver outras cidades da região na discussão sobre os desafios da mobilidade no plano urbano e regional. Com o tema “Os nós que unem as cidades”, reunirá autoridades públicas, professores, estudantes, representantes de organizações da sociedade civil e profissionais que trabalham com as temáticas da mobilidade e acessibilidade urbana nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Una e Uruçuca. Realizado pelo Instituto Nossa Ilhéus, o encontro contará com a presença do vice-prefeito José Nazal, do secretário executivo da Amurc Luciano Veiga, da arquiteta e professora da UFSB Julia Gouvêa, do supervisor do Núcleo de Projetos da SEINTRA/Ilhéus Bruno Sitta, do engenheiro de trânsito da SUTRAM/Ilhéus George Bezerra da professora da UFSB Peolla Paula Stein, e do professor da FMT/UNIME Ricardo Becker. O encontro é gratuito e tem classificação livre.
Ainda no dia 20 (sexta-feira), no turno da manhã (a partir das 07 horas) acontecerá a em frente à Tenda a Feira Orgânica de Ilhéus com a Rede de Agroecologia Povos da Mata. O evento é aberto e contará com Cozinha Show, troca de sementes e venda de produtos orgânicos. A Feira é parte da programação do Circuito de Seminários de Produção Orgânica, organizado pelo Sebrae.
Por fim, fechando o mês de setembro, no dia 28 (sábado), às 18 horas o TPI realiza sua III Feirinha Popular de Produtos Regionais. O evento reúne artesanato, gastronomia e produtos naturais de pequenos produtores da região que vão expor seus produtos enquanto acontecem intervenções artísticas diversas. As atrações ficam por conta da música e Cabeça Isidoro, das performance do Coletivo ArtDrag Sul-BA e das recitações de cordéis de Franklin Costa, Gilberto Morais e Gilton Thomáz. Além disso, acontece ainda o I Troca-Troca, um brechó de trocas idealizado pelo TPI.
Encerrando a noite, às 20 horas vai em cena a derradeira apresentação do aclamado espetáculo “Teodorico Majestade: as últimas horas de um prefeito”. Em cartaz há 13 anos, a montagem é uma sátira política em formato de cordel, já rodou o Brasil e ganhou diversos prêmios. Sua última viagem alcançou a Europa durante o Sommerwerft Theater Festival, que aconteceu em julho na cidade alemã de Frankfurt. De volta ao lar, o espetáculo se despede de vez do público em sua última apresentação, que acontecerá no palco rodante instalado na Feirinha, em frente à Tenda.
O grupo Teatro Popular de Ilhéus, atualmente localizado na Tenda TPI, é uma instituição cultural privada mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário