quarta-feira, 4 de setembro de 2019

A-rrisca apresenta novo espetáculo na Tenda TPI



O grupo ilheense A-rrisca Cia de Dança apresenta nos próximos dias 13 e 14 de setembro (sexta e sábado), às 19 horas, seu mais novo espetáculo de dança, intitulado “Na carne ou na pele: cada um sabe onde sente”. A montagem é criada, produzida e encenada pelos alunos do Curso Técnico Profissionalizante em Dança da A-rrisca.
Segundo o grupo, este trabalho aborda o tema da inclusão a partir de diversas faces da opressão e da busca por caminhos para uma justiça social, a fim de trazer a reflexão do tema através da dança. “A exclusão é um fato marcante e contínuo, sempre estando, de alguma forma, inserido em toda a esfera social. É um processo de caráter estrutural, que está contextualizado historicamente e que se vale dos mais diversificados modos de opressão. Diferenças entre religião, etnia, gênero, cultura, condição financeira e sexualidade fazem com que indivíduos e grupos sejam marginalizados e muitas vezes impedidos de exercerem seus direitos” – afirmam as criadoras.
No Brasil, é possível avaliar o percurso desse processo através das práticas excludentes de governos opressores que ocorreram ao longo do processo de formação do Estado. Em contrapartida, também é perceptível que a sociedade contemporânea vive um momento de muitos avanços no âmbito dos direitos civis. Diante do cotidiano e na imersão do que se torna corriqueiro na rotina, onde moram as memórias de uma vida: na carne ou na pele?
O espetáculo tem classificação livre, e os ingressos já estão à venda na Livraria Papirus, no site do TPI ou na própria Tenda a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além disso, as apresentações contarão com a presença na plateia de alunos do CEEP Nelson Shaun e da Escola Estadual de Serra Grande, que foram convidados pelo projeto de Mediação Cultural do TPI.
O grupo Teatro Popular de Ilhéus, atualmente localizado na Tenda TPI, é uma instituição cultural privada mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário