terça-feira, 16 de junho de 2015

Cineclube Équio Reis acontece nesta quarta-feira e ganha sessão especial na quinta

Imagem de "Qual Queijo Você Quer?" (divulgação)

Nesta quarta-feira, dia 17, o Cineclube Équio Reis exibe, às 18h, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (localizada na Avenida Soares Lopes), o curta-metragem "Qual Queijo Você Quer?", uma comédia dramática dirigida por  Cíntia Domit. 

Na história, Margarete, uma senhora de idade, tem um súbito ataque de raiva quando seu marido, Afonso, pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. O queijo torna-se a faísca para a discussão sobre como o casal conviveu por décadas, os planos que não realizaram e os sonhos que não viveram.

Já na quinta-feira, dia 18, às 19h, a Tenda recebe uma sessão especial do Cineclube.  Neste dia será exibido o documentário "Konehõpe Upu Ibá - Os Filhos da Mata", produzido pelo  coletivo "En Cleta Vamos", composto por jovens argentinos que viajam pela América do Sul de bicicleta exibindo filmes gratuitamente.

O documentário teve as imagens gravadas entre os meses de fevereiro e março deste ano, quando os integrantes do coletivo moraram, por um mês, na Reserva Pataxó da Jaqueira, localizada a 13 km de Porto Seguro, no sul da Bahia. Trinta famílias da etnia Pataxó vivenciam a sua cultura e preservam 827 hectares de mata atlântica na localidade.

O filme aborda assuntos como as consequências do massacre de 1951; o processo de homologação e demarcação do território indígena; a criação de uma escola com educação diferenciada; as tradições e costumes dos Pataxós, e o etnoturismo. Além disso, o filme também enfatiza a importância das mulheres na construção da história daquela comunidade.

Após a exibição do documentário, os integrantes do coletivo "En Cleta Vamos" vão falar um pouco sobre a produção deste documentário e responder possíveis questionamentos do público. A classificação dos filmes é livre e a entrada é gratuita.

Tenda – Inaugurado há dois anos, o espaço é administrada pelo Teatro Popular de Ilhéus. As atividades são mantidas através do Programa de Apoio a Instituições Culturais de Ações Continuadas do Fundo de Cultura da Bahia. Confira a programação completa para o mês de Julho neste link: http://goo.gl/cySJEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário