terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Kianga e Medida por Medida são atrações da semana da Tenda TPI

Medida por Medida estreia em Ilhéus na próxima sexta-feira (09)
A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) oferece duas atrações de alta qualidade para deleite do público. Hoje (06), estreia o espetáculo do Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze Kianga, que fica em cartaz todas as quartas e quintas-feiras às 20 horas, até o final do mês. E na sexta-feira (09), acontece a primeira apresentação da nova montagem do TPI, Medida por Medida, que vem da temporada de sucesso em Salvador. A comédia será apresentada às 19 horas em frente ao espaço cultural.



Manifestações religiosas características dos terreiros de nação Angola matriz bantu (inkises) e ameríndia (caboclos) do Território Litoral Sul da Bahia estão presentes no espetáculo de dança afro Kianga, que significa “magia” em Quimbundo. No palco, bailarinos e músicos do Terreiro Matamba Tombenci Neto interpretam danças, cânticos e zuelas. As entradas custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI, programa de fidelidade da Tenda.

Medida por Medida é a primeira peça de William Shakespeare montada pelo Teatro Popular de Ilhéus. O enredo se desdobra a partir das decisões de Ângelo, juiz implacável que entra no lugar do Duque de Viena, cumprindo à risca as leis contra fornicação. A adaptação do texto do bardo inglês coube aos diretores artísticos do grupo potiguar Clowns de Shakespeare, Fernando Yamamoto, e do TPI, Romualdo Lisboa. A peça continua em cartaz na Tenda no sábado 10 e, entre os dias 12 e 14, será encenada em frente à Catedral de São Sebastião, no dia 10. As sessões são gratuitas e começam sempre às 18 horas.

O TPI estreou Medida por Medida no dia 10 de dezembro, no Largo do Campo Grande, em Salvador. A comédia atraiu a atenção do público soteropolitano, que lotou o espaço em todas as apresentações. A temporada terminou no último dia 21 e as estimativas é que mais de 4 mil pessoas tenham visto a peça. A comédia é fruto do projeto Shakespeare – Teatro Popular em Construção, aprovado pelo edital TCA.NÚCLEO 2014, em seleção organizada pelo Teatro Castro Alves e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Isso possibilitou a ocupação artística do Complexo Teatro Castro Alves entre agosto e dezembro do ano passado, com apresentações de espetáculos, seminários, debates, oficinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário