terça-feira, 16 de dezembro de 2014

III Chamada de Angola 2014 promoveu encontro de capoeiristas em Ilhéus


Capoeiristas de várias partes do Brasil e do exterior estiveram reunidos durante a III Chamada de Angola 2014, promovida pela Associação de Capoeira Angola Mucumbo. O evento aconteceu no último sábado (13), na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), visando fortalecer e valorizar a Capoeira de Angola e suas raízes ancestrais. Foram ministradas palestras e oficinas de movimento, com o encerramento das atividades marcado pela Roda da Paz, na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião.

A III Chamada de Angola 2014 foi realizada pela Associação de Capoeira Angola Mucumbo. Estiveram presentes a Mestre Tisza (Serra Grande), Contramestre Del (Feira de Santana) e Mestre Roxinho (Austrália). Capoeiristas de todos os níveis participaram do evento, que não teve limite de idade. “O mais jovem tem 6 anos e o mais velho sou eu, com 81 anos e mais de 70 anos de capoeira”, informou o Mestre Virgílio, coordenador da iniciativa que contou com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Segundo o Mestre Virgílio, a III Chamada de Angola 2014 oportunizou a o encontro de praticantes e estudiosos sobre a Capoeira de Angola, cujo estilo se difere da regional pelos movimentos corporais diferentes e mais próximos ao solo. A maneira de vestir também é distinta, pois não faz uso de cordões e os capoeiristas devem sempre usar calçados. A música é mais cadenciada e são praticados exercícios de convivência grupal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário