sexta-feira, 18 de julho de 2014

Teatro Popular de Ilhéus selecionado para ocupar o Teatro Castro Alves

O projeto selecionado fechará a trilogia iniciada com
Teodorico Majestade - as últimas hora de um prefeito
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) foi selecionado pelo edital TCA.Núcleo “Em Construção” para ocupação do Complexo Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Entre os próximos meses de agosto e dezembro, haverá um intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a montagem da nova peça do TPI, baseada na obra de Shakespeare Medida por Medida, que fechará a trilogia composta por Teodorico Majestade e O Inspetor Geral.
           
O grupo ilheense foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) com o projeto Shakespeare – Teatro Popular em Construção. Segundo o diretor artístico do TPI, Romualdo Lisboa, o intercâmbio entre o Teatro Popular de Ilhéus e o Clowns de Shakespeare será estabelecido através de quatro pilares fundamentais: pesquisa, formação, produção e difusão. A proposta prevê temporadas dos espetáculos Teodorico Majestade e O Inspetor Geral, além de Muito barulho por quase nada e O Capitão e a Sereia, do grupo potiguar.
            
Sobre a adaptação da obra Medida por Medida, Romualdo Lisboa explica que a escolha de Shakespeare surge a partir da ligação observada entre o Teatro Popular de Ilhéus e o bardo inglês, que completou 450 anos em 2014, enquanto o grupo ilheense segue para 19 anos, em agosto. “Ele foi responsável por atingir os mais diversos públicos de sua época. O TPI busca um caminho análogo, que fala direto para seu público, independe de classe social, formação educacional ou qualquer outro elemento distintivo na sociedade”, completou.
           
O diretor do Clowns de Shakespeare, Fernando Yamamoto, disse estar muito feliz com a seleção do projeto do TPI e que, mesmo com uma proximidade e admiração ao grupo ilheense há muitos anos, atuando politicamente juntos , nunca tiveram a oportunidade de um intercâmbio artístico. “O projeto é muito instigante, pois propõe uma troca em cima da obra de Shakespeare, que é uma das principais linhas de pesquisa dos Clowns. Temos uma relação íntima com o teatro baiano, em especial de Salvador, e a certeza de que este projeto ampliará essa parceria. É uma honra estar junto com o TPI nesta jornada”, revelou Yamamoto.
        
Para a coordenadora de Teatro da Funceb, Maria Marighella, há muita expectativa para que o projeto do TPI realmente favoreça a trajetória do grupo, trazendo novidades à cena teatral e diferenciais para produção, criação e inovação. “O maior beneficiado das atividades é o público, sobretudo para que possa sentir o TCA como seu, trazendo também o interior para frequentar o maior equipamento cultural da Bahia”, declarou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário