quinta-feira, 24 de julho de 2014

Improviso, Oxente! na reta final de espetáculos e debates gratuitos

O musical Auto do Boi da Cara Preta foi a atração
da última quarta-feira (23)
A atual edição do projeto de debates do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), Improviso, Oxente!, chega à reta final. O tema da noite de hoje (24) será “Mobilização Étnico-racial”, com apresentação da ópera afro-rock 1789 às 18h30min. Amanhã (25), a comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito encerra a sequência de encontros, com discussões entorno da “Mobilização Política”. A iniciativa acontece na Tenda TPI, na Avenida Soares Lopes, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que emitirá certificados de participação. As entradas são gratuitas.

Os convidados da noite de hoje são os representantes da tribo Tupinambá de Olivença, Cláudio Magalhães; e do Assentamento Dom Helder, Moacir Pinho e Bernadete Ferreira. O sociólogo e professor da UFSB, Sandro Ferreira, será o mediador. Para amanhã, os debatedores convidados são o cientista político e professor da UFSB, Márcio Carvalho, e o representante da sociedade civil, Mário Schneider. A mediação será feita pelo professor Ramayana Vargens.

Pawlo Cidade, Romualdo Lisboa e Hebe Alves falaram
sobre Mobilização Cultural
No encontro de ontem (23), o Improviso, Oxente! abordou a “Mobilização Cultural”. O musical Auto do Boi da Cara Preta antecedeu os debates, que teve como convidados o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Pawlo Cidade, a professora decana do Centro de Formação em Comunicação e Artes da UFSB, Hebe Alves, e o diretor artístico do TPI, Romualdo Lisboa. Foram lembradas as lutas e conquistas pela ampliação e democratização de investimentos no setor cultural, na Bahia e em Ilhéus.

O Improviso, Oxente! está transmitindo as discussões ao vivo pela internet, em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus, no blog www.teatropopulardeilheus.blogspot.com. Os encontros também vêm sendo registrados em vídeo pelo Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus, que conta com o apoio da Video Life.

Para Romualdo Lisboa, o objetivo da atual edição do Improviso, Oxente!  é discutir a concepção e a validade civilizacional da mobilização popular, a partir das provocações surgidas pelos espetáculos e pelos recentes movimentos sociais. A UFSB é responsável pela coordenação pedagógica dos debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário