Os cineastas Pola Ribeiro e Araripe Jr. têm presença confirmada nesta terça-feira (23), na Casa dos Artistas de Ilhéus. Eles são os convidados especiais para a mesa-redonda “A importância da produção regional”, na solenidade que marca a parceria entre o Curso de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Ponto de Cultura do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). O evento acontece às 19 horas e a entrada é franca.
Além dos cineastas consagrados, a mesa-redonda também contará com a participação dos professores Dirceu Alves, Marlúcia Rocha, do gerente de laboratórios da Uesc, Emiron Gouveia, e do ex-aluno do curso de Comunicação Social, Henrique Filho. Na mesma noite, ainda será exibida a série de curtas-metragens “Encena”, produzida pelos acadêmicos da TV Uesc.
As ações da parceria entre a Uesc e o Ponto de Cultura do TPI, o Núcleo de Produção Audiovisual, começaram no último final de semana. No sábado e domingo (20 e 21), a equipe do grupo cultural participou de capacitação oferecida pelos técnicos da Universidade. Foi realizada a primeira etapa da Oficina de Produção Audiovisual com aulas sobre captação de imagens e iluminação, ministradas por Emiron Gouveia, Hélio Heleno e Ronald Souza. Nas próximas etapas, serão abordados som direto e roteiro.
![]() |
I Oficina de Produção Audiovisual - foto Flávio Rebouças |
O convênio entre a Uesc e o Núcleo de Produção Audiovisual também levará ao Cineclube Équio Reis as produções dos alunos do curso de Comunicação Social. Até fevereiro de 2013, às 19 horas das terças-feiras, serão exibidos gratuitamente curtas-metragens dos acadêmicos, seguidos de debates. “Com esta parceria, nossa intenção é aumentar o número de produtos audiovisuais, mantendo a qualidade técnica e artística”, ressaltou a coordenadora do Ponto de Cultura, Joana Fialho.
Para o coordenador do colegiado de Comunicação Social, Dirceu Alves, esta integração será importante para os estudantes, o Ponto de Cultura e a sociedade em geral. “Este é um passo para divulgar as produções do curso, incentivar a produção regional e dar acesso à comunidade aos produtos”, disse.
Através deste convênio, o Teatro Popular de Ilhéus disponibiliza à Uesc sua equipe artística, composta de atores, músicos, figurinos e o conteúdo do Ponto de Cultura. O Núcleo de Produção Audiovisual faz parte da rede de Pontos de Cultura da Bahia da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura através do programa Mais Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário