quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Estudantes de Itapetinga participam de oficinas na Casa

                                                                                                                            Foto: Felipe de Paula
Estudantes do nono ano do Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão, de Itapetinga, participaram de oficinas artísticas na Casa dos Artistas de Ilhéus, no último sábado (28). Os 26 adolescentes com idade entre 14 e 16 anos aprenderam um pouco sobre as técnicas utilizadas pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e sua história, com o diretor Romualdo Lisboa, e musicalização com Elielton Cabeça.

A visita dos estudantes foi a culminância do projeto interdisciplinar “A cultura brasileira da Bahia para o mundo na literatura do leal e     amado Jorge”, iniciado em março deste ano. A iniciativa foi coordenada pela professora Geane Lira, englobando música, poesia, dança e literatura. Ao final das oficinas na Casa dos Artistas, os alunos exercitaram o aprendido, apresentando um esquete relacionado às obras amadianas estudadas.

De acordo com a professora Geane Lira, a parceria com o TPI foi importante para consolidar os temas trabalhados em sala. “As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural e expressam a riqueza dos povos. E, ao pesquisar sobre a história do Teatro Popular de Ilhéus, percebi que estava em sintonia com a consciência estético-crítica que buscavam”, explicou.



Ao final das atividades, os alunos de Itapetinga assistiram ao musical Lendas da Lagoa Encantada, da Cia. Boi da Cara Preta. Para o diretor do TPI, Romualdo Lisboa, a visita dos alunos foi gratificante. “Saber que escolheram vivenciar o teatro a partir da pesquisa sobre o trabalho do nosso grupo foi uma grande homenagem. Esperamos que os jovens deem continuidade às atividades artísticas”, disse.

Mais visitas

 A Casa dos Artistas de Ilhéus também realizou atividades extras para outros grupos. Na tarde do último dia 24, a turma de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Teotônio Vilela assistiu a uma sessão extra do Cineclube. Acompanhado pelo coordenador do grupo, Nelito Junior, e pela coordenadora geral, Márcia Campello, o pessoal da melhor idade viu o documentário “As sanfonas do Lua”. O filme faz parte do mês especial dedicado ao Rei do Baião e foi uma das obras doadas pelo Memorial Luiz Gonzaga, da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Nestas quarta e quinta-feira (1º e 02), o Cineclube Équio Reis receberá os alunos da Escola Municipal Heitor Dias. Em cada dia, haverá duas sessões para os estudantes do Ensino Fundamental, às 9 e 15 horas.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário