segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Espetáculos de Fernando Fernandes se apresentaram neste final de semana na Tenda

Apresentação de "A Viagem de Chicó em Noite de São João" no dia 17


Na noite da última sexta-feira (17) e do sábado (18) a Cia de Teatro Fernando Fernandes, de Brasília/DF, trouxe a apresentação de dois premiados espetáculos para o palco da Tenda TPI. “A viagem de Chicó em noite de São João” e “O Palhaço” circulam com apoio da Prefeitura de Valparaíso/GO e do Teatro de Brasília, e receberam apoio do Teatro Popular de Ilhéus em sua passagem pela cidade.
No dia 17 foi encenado o espetáculo “A viagem de Chicó em noite de São João”, baseado na Obra de Ariano Suassuna e com texto e direção de Fernando Fernandes. A montagem tem atuação de Lucas Fernandes e do próprio Fernando Fernandes, e direção musical de Jorge Recife, e narra a história 20 anos depois da morte de João Grilo, quando Chicó embarca numa viagem até Caruaru para pagar uma promessa de João Grilo e é perseguido pelo prefeito da cidade. A peça traz o encontro com os personagens do Auto da Compadecida, com uma linguagem simples e poética. Com vários prêmios, este espetáculo já foi assistido por mais de 100 mil espectadores pelo Brasil. Na Tenda TPI, a apresentação teve um público de quase 100 espectadores.
No dia seguinte (18) foi em cena o espetáculo “O Palhaço”, baseado na obra de Selton Mello e com texto e direção de Fernando Fernandes. A obra conta a história de Benjamim, integrante do Circo Esperança, que abandona o circo para viver na cidade. Com interpretação marcante, o espetáculo traz aos palcos do teatro a alegria do palhaço e o cotidiano do circo, abordando três linguagens de palhaçaria. O Ator Fernando Fernandes morou durante 2 anos num circo para compor este personagem. Premiado em diversos festivais, O Palhaço foi o espetáculo mais aplaudido no FLIP 2019 em Paraty-RJ. Com atuação de Lucas Fernandes e Fernando Fernandes e direção musical de Jorge Recife.
Fernando Fernandes é escritor, produtor, diretor e ator de teatro, com mais de 30 espetáculos e mais de 20 outras produções. Foi Coordenador de Cultura do SESI e Diretor Regional de Cultura do GDF. Escreveu seis peças de Teatro e atualmente escreveu seu primeiro romance, “Dumas Brasileiro. Atua ainda nos espetáculos “O Milagre do Santo Novo”, “Tropicália”, “A Viagem de Chicó em Noite de São João” e “O Palhaço”. Considerado um dos mais renomados nomes da cena teatral brasiliense, iniciou sua carreira nos anos 1980, sendo fundador do Projeto Teatro para Educação, principal projeto de teatro nas escolas. No Teatro Dulcina foi produtor do projeto Fundação Banco do Brasil, onde fez produções com Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Elizabeth Savala e outros nomes do teatro nacional.
O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural independente, fundada em 1995 e atualmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Um comentário:

  1. Gratidão a todos do teatro popular, vcs foram muitos receptivos e generosos

    ResponderExcluir