quinta-feira, 7 de março de 2019

Tenda recebe Cineclube na Estrada na próxima sexta



 Nesta sexta, dia 08, às 18h30, a Tenda Teatro Popular de Ilhéus receberá a visita do projeto “Cineclube na Estrada” - uma iniciativa independente do professor e escritor Hélvio Tamoio, da Comitiva “Paracatuzum”, que em 2008 decidiu pegar estrada para fomentar a troca entre grupos e coletivos atuantes em arte pelo interior do país. Até o momento o projeto já passou por doze estados, dezenas de cidades e outros dois países. As viagens e o sustento básico são bancadas com passagens de chapéus nas rodas e apoios espontâneos de amigos confiantes no projeto.
O encontro trará para o telão da Tenda os documentários “O nó de cana também dá garapa” e “Procura-se Irenice”. O primeiro, através dos causos e prosas de Hélvio Tamoio, percorre a história da Usina Tamoio no interior do Estado de São Paulo: a monocultura canavieira, o desenvolvimentismo desenfreado e os trabalhadores expulsos de sua terra natal. Enquanto isso, o segundo traz o resgate da memória da atleta mineira Irenice Maria Rodrigues, que teve sua história apagada pela ditadura militar.
O evento terá as exibições seguidas de uma roda de conversa com Hélvio Tamoio sobre cinema-educação e produção de baixo orçamento. A entrada tem classificação livre e a contribuição será na modalidade “Pague o quanto quiser” durante a passagem de chapéu que visa permitir que o projeto continue seguindo a estrada.
O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário