quarta-feira, 13 de março de 2024

Formação Caminhada Ritual - com Prof. Dr. Casé Angatú.

 A equipe do TPI participou nos dia 04 e 05 de março da formação A ÎE'ENGARA GUATÁ TORÉ (Formação Caminhada Ritual), com o Prof. Dr. Casé Angatu, com o tema 'Indígenas e Contracoloniais Memórias dos Povos Originários nas Formações Socioculturais e Espirituais Brasileiras e Baianas". 

  As atividades ocorreram no primeiro dia na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA), e formação foi concluída na Terra Indígena Tupinambá de Olivença: Cururupe, Aldeia Mãe e Aldeia Tupã. 

 A formação é parte da pesquisa para o próximo espetáculo do grupo, foi um mergulho nos saberes ancestrais e contemporâneos dos povos originários, e um revisitar fatos históricos através de um olhar mais abrangente e profundo sobre as raízes da colonização. 

 O TPI se sente honrado em receber as referências do povo Tupinambá, e poder compartilhá-las através da Arte. Seguimos criando e evidenciando a sabedoria ancestral dos povos originários. 


                                                                      Imagens e edição: Antonio Vicente




 O TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada através da Pro-reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da UESC.


 O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.


Opoaîuban (eu vos abraço)


      


Nenhum comentário:

Postar um comentário