quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

FESTIVAL DOSES DE DANÇA NA TENDA TEATRO POPULAR DE ILHÉUS


Em sua primeira edição, o Festival Doses de Dança, idealizado pelo artista João Rafael Neto, propõe a circulação de seis trabalhos de criadores e pesquisadores em dança pelo estado da Bahia. Nessa edição, as cidades contempladas são a de Jequié, Juazeiro e Ilhéus.  De 03 a 06 de dezembro, o festival acontece na cidade de Ilhéus

No dia 03 de dezembro, às 20h, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus serão apresentados os espetáculos de dança: “CRU” de Giovanni Luquini e “70porcento ou Studying Water”, de Neemias Santana. No dia 04 de dezembro, às 20h sobe ao palco o espetáculo “A coisa ou a pessoa”, de Melissa Figueiredo.

O festival engloba seis linhas de pesquisa e movimentação em dança, entre o hip hop, o pagode baiano, o samba de roda, contemporâneo, capoeira e os esportes radicais. Além dos espetáculos de dança, a comunidade é convidada a realizar oficinas e vivências sobre as pesquisas de cada trabalho. Todas as atividades, oficinas e espetáculos tem acesso gratuito.

Os trabalhos são: “Bolero de 4”, de João Rafael Neto, “Pé no Chão?!” de Inah Irenam, “CRU” de Giovanni Luquini, “70porcento ou Studying Water”, de Neemias Santana, “A coisa ou a pessoa”, de Melissa Figueiredo e “Pout Pourri”, de Marvan Carlos.

Com o intuito de criar redes e dialogar com as diversas expressões de dança, as ações do projeto ocupam as praças e ruas de cada cidade e o Centro de Cultura, transformando-a em um polo de efervescência artística.

Serão quatros dias intensos de dança, de fazeres artísticos e aprendizados. Pesquisando, conhecendo, vivenciando a rotina de uma comunidade. Atento aos olhares e gestos. A forma como se movimentar e como movimentar esse espaço urbano.

O projeto Doses de Dança foi contemplado no Edital Setorial de Dança 2014 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através de recursos financeiros do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

- CRU- Giovanni Luquini

CRU é um projeto de dança e ocupação de espaço que  viaja pelo universo dos encontros, da solidão, seus códigos e enredos.  

É também uma pesquisa de movimentos, baseada na prática, na filosofia e dinâmicas empregadas na  capoeira angola,  direcionada a transportar para a cena temas sociais contemporâneos e nesse performance especificamente, o encontro, numa abordagem bastante vivencial, que oportuniza o interprete a ser o co criador da sua própria cena.
 
Originalmente, CRU foi criado para a Casa de Castro Alves na Rua do Passo no centro histórico de Salvador, dez. de 2014, onde ocupava os diversos cômodos da casa, numa busca pela performance mais intimista e surreal. 

Um convite para o uso de um espaço novo na cidade apto, mas não próprio onde artistas podem mostrar seus trabalhos prontos ou em progresso. Nosso interesse é imprimir um estilo próprio para as nossas obras assim como as nossas ações, a partir de uma investigação coreográfica  focada na identidade cultural para tratar temas atuais.

Ficha Técnica:
Direção Artística: Giovanni Luquini
Interpretes Criadoras: Ana Brandão e Nefertiti Altan
Fotografia: Thyago Cohen


- 70porcento Ou Studying Water-Neemias Santana

Em 1928, Doris Humphrey coreografou “Water Study”, uma de suas obras mais importantes, levando ao palco uma série de cânones minimalistas executados no silêncio, fazendo referência direta à plasticidade da água e do mar. 

“70porcento (ou Studying Water)” se propõe à criação de uma curta série em cânones de traduções inspiradas na obra “Water Study” de Humphrey; onde a coreografia original vira vídeo e o vídeo vira nova coreografia, e segue alternando. A obra inicial vai se desdobrando em outras, tendo como elementos de base a própria estrutura canônica, a linha curva, os níveis de fluência e as possibilidades plásticas e sensoriais da água.

Ficha técnica

Concepção e Direção Geral: Neemias Santana
Performers: Neemias Santana e Ramon Moura
Fotografia: Filipe Ratz

Nenhum comentário:

Postar um comentário