segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Lendas da Lagoa Encantada lançado em versão literária


Além dos palcos, agora o musical infanto-juvenil Lendas da Lagoa Encantada pode ser conferido em livro. O lançamento do texto do espetáculo, escrito por Romualdo Lisboa, aconteceu na noite da última sexta-feira (21), incluindo bate-papo com o público e sessão de autógrafos. A obra é mais uma publicação da Mondrongo Livros, editora do Teatro Popular de Ilhéus, que já lançou mais de 30 títulos em pouco mais de dois anos.

Para a diretora do espetáculo, Tânia Barbosa, Lendas da Lagoa Encantada possibilita que as novas gerações conheçam um pouco dos mitos que povoavam as histórias contadas pelos pais e avós. “Estudantes de séries diferentes estudam sobre lendas da Amazônia e de terras distantes. A provocação que fiz a Romualdo foi trazer o universo imaginário da nossa gente”, declarou.

A montagem é uma homenagem ao poeta Sosígenes Costa, trazendo personagens míticos do imaginário regional lutando ao lado dos seres humanos pela preservação do meio ambiente e suas tradições. A fantasia das brincadeiras infantis em contraste aos saberes tecnológicos, o crescimento econômico em detrimento à cultura popular são abordados com leveza. De acordo com o autor, Lendas da Lagoa Encantada provoca o público sobre a possibilidade de desenvolvimento respeitando elementos que constituem a identidade local.


Amaurih Oliveira e Romualdo Lisboa
Entre o público que compareceu para prestigiar o lançamento do livro e assistir ao espetáculo estava o ator Amaurih Oliveira, que começou sua carreira profissional no Teatro Popular de Ilhéus e na Cia. Boi da Cara Preta. “É lindo ver a riqueza da nossa cultura no palco e imortalizada nas páginas do livro”, disse o artista que, nos últimos anos, vem mostrando seu talento e conquistando seu espaço nas telas do cinema e na televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário