segunda-feira, 17 de junho de 2024

Processo criativo - Novo espetáculo TPI

 O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) iniciou o processo criativo da sua nova montagem: O visconde partido ao meio na Guerra dos Bárbaros.

A peça reúne a narrativa engenhosa de Ítalo Calvino, O Visconde partido ao meio, com um dos eventos históricos mais relevantes da luta indígena contra os colonizadores. Entre 1687 e 1720 aconteceu na Capitania do Rio Grande, se espalhando para outras capitanias, a “Guerra dos Bárbaros” ou “Guerra do Açu”.

O espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus quer dialogar com o público sobre a incompletude do ser humano e suas reverberações políticas, ideológicas e psicológicas.

Durante todo o mês de maio, os atores do grupo fizeram treinamentos diários de equilibrismo/perna de pau, com Clara Espada e Claudio Machado. A técnica circense será utilizada no novo espetáculo. 


 

Acompanhe esse processo criativo que tem estreia marcada para o segundo semestre na cidade de Açu – RN, palco da Guerra dos Bárbaros.

O TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada através da Pró-reitora de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da UESC.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.

Este projeto foi fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro, uma iniciativa da Fundação Nacional das Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário