sábado, 20 de novembro de 2021

Elenco do Teatro Popular de Ilhéus retoma atividades presenciais pela primeira vez desde o início da pandemia

 

No dia 15 de março de 2020, o Teatro Popular de Ilhéus recebia o público presencialmente pela última vez antes do lockdown imposto pela pandemia do Covid-19. Desde então, o grupo se reinventou ao criar o projeto "TPIFLIX", com programação totalmente online, trazendo espetáculos, musicais, shows, debates e performances audiovisuais para seu canal no Youtube e apresentações via Sympla e Zoom.

Após 1 ano e 8 meses em isolamento social, o elenco do TPI voltou a se encontrar esta semana. Dos dias 16 a 19 de novembro, atrizes, atores e diretores do grupo participaram da oficina "Preparação corporal: corpo da cena no vídeo", ministrada por Cláudio Machado, e da oficina "Energia e expressividade na cenografia teatral", ministrada por Rafael Magalhães. Os encontros aconteceram nos estúdios da A-rrisca, no Pontal, e fazem parte da preparação para a retomada dos ensaios presenciais de novos espetáculos previstos para estrearem em 2022.

 

Cláudio Machado é ator, dançarino, diretor e produtor cultural, com mais de 20 anos de atuação em mais de 50 produções baianas para as linguagens de teatro, dança, performance, música e cinema. Foi membro fundador do Grupo Vilavox, e atualmente dirige a Mostra Porto Brasil dentro da programação anual do Sommerwerft Internationales Festival am Fluss em Frankfurt, na Alemanha. Sua oficina foi pensada diante da necessidade de migrar os espetáculos teatrais para o universo online, onde o corpo do ator teatral teve que passar por transformações enormes. A proposta é exercitar o corpo do artista da cena para responder de forma mais eficiente às exigências da cena no campo virtual.

Rafael Magalhães é ator e membro do grupo internacional Ponte dos Ventos, com sede na Dinamarca. Com quase 40 anos de investigação do trabalho cênico, desenvolveu uma vasta experiência pedagógica-teatral, ministrando diversos workshops em festivais e universidades internacionais. Sua oficina, centrada no trabalho de preparação do ator a partir do texto dramático, perpassou o trabalho psicofísico dos atores e das atrizes, fazendo uso de novos elementos cenográficos, chegamos ao cenário como resultado dessa conjunção de conhecimentos e elementos da cena. A elaboração de um espaço onde surge uma dramaturgia do novo espetáculo.

Nova sede, novos projetos

Desde o início do período de isolamento social, muita coisa aconteceu. Diante das dificuldades agravadas pela interrupção das atividades presenciais, em outubro de 2020 o grupo entregou a Tenda, estrutura alugada construída em lona e localizada na Avenida Soares Lopes, que funcionou como sua sede desde 2013. Mas ainda sem perspectiva de um novo local, a companhia manteve todo o seu acervo de 26 anos de história abrigado sob a lona - que no dia 26 de agosto deste ano, após fortes ventos e chuvas, desabou, obrigando a equipe do TPI a resgatar seu acervo às pressas, que foi abrigado provisoriamente na Concha Acústica e da Secretaria de Cultura de Ilhéus.

Naquele momento, o sonho da sede própria começou a se concretizar, e o Teatro Popular de Ilhéus recebe a doação de um imóvel por parte dos sócios remidos do antigo Clube do Pontal. O espaço estava desativado há muitos anos, e agora o grupo busca recursos para reformar e reativar aquela que passará a ser a sede própria do Teatro Popular de Ilhéus em construção. Enquanto isso, a produção de novos espetáculos não pára, com retomada das atividades presenciais abertas ao público prevista ainda para o início de 2022.

A manutenção do Teatro Popular de Ilhéus é parcialmente financiada pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais do Fundo de Cultura da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário