segunda-feira, 14 de outubro de 2019

TPI recebe grupo alemão Antagon em intercâmbio teatral


Nos dias 10 a 12 de outubro, o Teatro Popular de Ilhéus recebeu em sua sede, a Tenda TPI, o grupo alemão de teatro Antagon Theater AKTion em um intercâmbio de experiências teatrais. O grupo foi responsável pela organização do Sommerwerft Theater Festival, que aconteceu nos meses de junho e julho na cidade de Frankfurt, na Alemanha, e do qual o grupo do Teatro Popular de Ilhéus participou a convite do Antagon. O Festival reuniu grupos de teatro do mundo inteiro.
Em sua viagem ao festival alemão, o grupo do TPI teve a chance de fazer a abertura do evento, que ocorreu no dia 19 de julho, encenando o espetáculo “Teodorico Majestade: as últimas horas de um prefeito”. No dia 27 do mesmo mês aconteceu a estreia de “Baltazar e a terrível peleja entre o Cangaceiro e o Coronel ou às vezes tem briga que termina em merda”. Além de apresentar os dois espetáculos, ambos com legendas em alemão e programas impressos em inglês, o TPI ainda ministrou e participou de oficinas e atividades programadas para o evento.
De volta a Ilhéus, o grupo agora recebe aqueles que foram seus anfitriões. Os três dias de oficinas realizadas entre os dois grupos na Tenda permitiram trocas de experiências sobre expressão corporal, musicalidade e improviso, e ainda culminaram em uma apresentação para o público. No dia 12, às 19 horas, foi em cena a performance “Corpus Mundi”, concebida, coreografada e encenada por Bárbara Luci, brasileira que faz parte do grupo alemão Antagon. Na performance, que ainda tem execução musical dos alemães Ruben Wielsch e Bernhard Bub, uma mulher conta e reconta memórias sobre seu corpo e sua herança feminina e negra. Ela traz consigo uma narrativa biográfica que transcende geografia estética, limites, experiências privadas e compromissos públicos.
Logo na sequência, os dois grupos, Teatro Popular de Ilhéus e Antagon Theater AKTion, realizaram uma performance experimental baseada nos três dias de oficinas realizadas na Tenda. Com uma atmosfera de sonho e utilizando a técnica teatral Mondrongo, desenvolvida pelo TPI e utilizada em alguns de seus espetáculos. Com a casa plateia lotada, os depois grupos desfecharam a noite com um bate-papo com o público, contando sobre as experiências proporcionadas por esse intercâmbio.
O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário