segunda-feira, 1 de abril de 2019

Mostra de Cordel e Feirinha Popular são sucesso na Tenda TPI



Foto: Haísa Lima

Na noite da última sexta-feira (29) o Teatro Popular de Ilhéus promoveu sua primeira “Mostra de Poesia Popular de Cordel”, que recebeu uma grande plateia no espaço externo da Tenda. Integrado ao evento ocorreu também a “Feirinha Popular de Produtos Regionais”, onde 13 expositoras ofereceram produtos artesanais e gastronômicos para o público.
O evento começou às 18 horas, com entrada franca e classificação livre, e teve o objetivo de incentivar a expressão da literatura popular e de cordel em nossa cidade e na região e incentivar a economia criativa. Os presentes puderam testemunhar um encontro inédito de poetas cordelistas da nossa região em performances declamadas de cordel para o público. A mostra contou com a presença do professor e poeta Lourival Piligra numa exposição oral sobre o reconhecimento da Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, e na sequência ocorreu uma homenagem a Minelvino Francisco dos Santos, grande nome da poesia de cordel em nossa região e na Bahia.
Outra presença ilustre foi a do poeta Gilton Thomaz, que além de declamar cordel de sua autoria também expôs suas cachaças saborizadas artesanais com doses a preço popular. Também esteve presente a Mestre Janete Lainha, que declamou diversas poesias e expôs seus cordéis e xilogravuras para o público. Na ocasião foi feito ainda o lançamento do cordel O Encontro de Helena com o Sereio, de autoria de Alessandra Simões e Franklin Costa. Além deste, outros cordéis estavam disponíveis para venda, e ainda poderão ser adquiridos nos próximos eventos do TPI.
A atração musical da noite ficou por conta do Grupo 4° Compasso, formado por jovens oriundos da Filarmônica Capitania dos Ilhéos e que tem a proposta de resgatar gêneros brasileiros tradicionais e principalmente nordestinos como o Chorinho, o Baião, o Xote, o Maxixe, o Frevo, o Maracatu e misturar tudo isso com gêneros urbanos. Outra atração especial foi a dupla de dança composta por Aldenor Garcia e Fernanda Carolina, que apresentou um número de forró ao som de solo de sanfona.
Enquanto isso, a Feirinha Popular de Produtos Regionais, que teve o objetivo de incentivar o empreendedorismo individual e a economia criativa regional e colaborativa, recebeu as seguintes expositoras artesãs: Arte com Amor; Beth CriArts; Ateliê Aparecida Santos; Casa de Barro; Botica Potira; Bazar das Comadres; Fabrine Borda; Kinha Artesanatos; Lanjuly Design; Fina Flor Estilo; e ainda na área gastronômica: Dona Gula; Fazenda Porto Esperança; e Gostosuras do Maurício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário